Wednesday, November 21, 2012

LEITURA GUIADA - O RELÓGIO DE OURO - MACHADO DE ASSIS

LEITURA GUIADA CONTO - O RELÓGIO DE OURO - MACHADO DE ASSIS


Escute a leitura do conto O Relógio de Ouro, de Machado de Assis e posteriormente desenvolva uma  análise crítica, associando texto/contexto, salientando as críticas sociais operadas pelo texto.
Consulte informações - PROJETO RELÓGIO DE OURO

Acesse o texto na Biblioteca do NUPILL:



Data para a atividade: 21/11/2012

13 comments:

Anonymous said...

Jênifer Aline Secco e Stefanie Croso Turak
1ºano de Letras
No conto O Relógio de Ouro, de Machado de Assis, pode-se observar as características de uma época em que as mulheres eram submissas aos seus maridos, sem que houvesse a intervenção de ninguém, como quando o pai de Clarinha percebe que houve uma desavença entre o casal, e observa que o clima está tenso, mas não se interessa pelas causas, apesar de perceber que sua filha chora durante o jantar. A figura do marido detinha poderes sobre a esposa, a ponto de ameaçá-la, machucá-la e até matá-la ao imaginar que ela poderia o ter traído. Naquela sociedade, eram aceitos tais comportamentos, tratando a mulher como posse do marido, sendo o relógio misterioso era um presente da amante, que registrou num bilhete assinado por "Iaiá”,

Anonymous said...

João Paulo dos Santos e Tamara Ferreira dos Santos

É possível identificar no conto O Relógio de Ouro, de Machado de Assis, as acusações que o personagem Luís Negreiros faz à sua esposa Clarinha, pondo em dúvida sua fidelidade, questionando-a sobre o relógio que está sob a mesa. Esta era a realidade de uma época marcada pelo machismo em que não se discutia nem mesmo as relações entre marido e mulher, pois a honra era inquestionável em função da moral cristã imperante. Clarinha é posta ficcionalmente como uma leitora de romance e assim, pela ficção, passa a ter outros parâmetros morais, portanto Machado, literariamente, chama atenção das mulheres para a possibilidade de se posicionarem perante a sociedade por intermédio da leitura. Situação demonstrada pela personagem Clarinha, que de modo superior, provou a traição do seu marido, que por sua vez, de forma hipócrita, acusava a esposa de tê-lo traído, no entanto ele era o traidor.

Anonymous said...

Alunas: Samili Domigos e Tatiane Serpa

A primeira impressão ao ler o conto O relógio de ouro, de Machado de Assis, é a de que a esposa, Clarinha, tem algo escondido a respeito do relógio de ouro descrito na narrativa. O leitor é conduzido a desconfiar do comportamento da jovem esposa; no entanto ao final do texto mesmo com as fúrias de seu marido e o envolvente enigma construído na trama constatamos que a única personagem que realmente age de má fé é seu esposo, Luís Negreiros, que se revela como traidor.
O narrador manipula o leitor pelo suspense e o instiga a buscar a resposta do enigma. O conto é situado num contexto de época, no qual a mulher não tinha voz, mostrando o silêncio de Clarinha e a sufocando seu conflito afetivo ante a traição de seu cônjuge. Ao final da trama, o silêncio “proferido” pela personagem fala mais alto do que mil palavras ou gritos, e tem-se a certeza que atinge plenamente Luís Negreiros, que está desestabilizado.
O texto provoca um impacto na mulher leitora da época, demonstrando que é possível reivindicar direitos. Machado de Assis critica a passividade das mulheres ante a opressão do machismo que dominava naquela sociedade.

Anonymous said...

Aluno: Bruno Pacheco Ferreira
No conto O Relógio de Ouro, de Machado de Assis, pode-se perceber o atrito entre Luís Negreiros e sua mulher Clarinha, ocorrido a partir da prova de traição que Luís pensou ser contra a mulher, porém era contra ele próprio. Atrito violento, ao ponto de Luís ameaçar a esposa de morte caso não lhe contasse a origem do relógio de ouro encontrado sobre a mesa da alcova.
Na obra também se percebe o pai de Clarinha e sogro de Luís, o Sr. Meireles, como uma voz mediadora tentava descobrir o motivo do atrito entre os esposos. Curiosamente, escolheu Luís para genro por não aceitar qualquer outro que fosse trair a confiança de sua filha Clarinha, como meio de compensar o fato de ele mesmo já ter feito isto com a mãe dela.
Logo se vê que o conto critica a hipocrisia nas relações maritais do século XIX.

Anonymous said...

Alunas: Natali Rottini Pimentel e Isabella Moriwaka Arins

O conto “O relógio de Ouro”, de Machado de Assis, não se caracteriza como romântico, mas sim, realista. Trata do adultério para ampliar sua análise realista à sociedade.
O conto gira em torno de um mistério, um relógio de ouro que aparece sem que ninguém saiba a origem do objeto. As reações de Clarinha são resguardadas no decorrer da narrativa, mas se analisarmos o final do conto, a personagem que é descrita como uma mulher doce e amável, demonstra a raiva que sente do marido. Clarinha tem consciência da infidelidade do marido por isso não reage às suas provocações. Quando a personagem pede para que o marido mate-a, sabe que ele não fará tal ação pelo peso que sentiria sabendo do seu erro. Este trecho mostra que Clarinha é inocente e que o traidor é Luís Negreiros.
Machado traça um retrato do casamento da época, revelando os papéis determinados a cada sexo, bem como as estratégias de sobrevivência emocional.
Clarinha quando responde com poucas palavras às perguntas duvidosas de Luis, parece ser acomodada, mas só queria preservar a paz doméstica, anulando a hipótese de ter outra pessoa na família.
No desfecho do conto é mostrado ao leitor o cartão entregue junto com o relógio:
“Meu nhonhô. Sei que amanhã fazes anos; mando-te esta lembrança
Tua Iaiá.”
De modo objetivo Luis é desmascarado pela esposa. Resumidamente, Machado aborda por meio da ironia o objeto denunciante, o marido equivocado, a mulher inocente, a sugestão de morte, fatos estes que surpreendem o leitor.

Anonymous said...

Alunas: Virgiliana Galli e Mariza Carolina
Analisando a narrativa “O Relógio de Ouro”, de Machado de Assis, é possível observar uma crítica ao machismo e ao autoritarismo masculino evidentes neste período, século XlX, e que são protestados pela esposa Clarinha que não se submete ao jogo do marido Luiz Negreiros. O marido assume o papel de vítima tentando intimidá-la com exigências de respostas as suas perguntas sobre um relógio de ouro encontrado na residência.
Se fizermos um paralelo com a reação da mulher contemporânea diante da traição, verifica-se que Clarinha assume o papel de uma esposa exemplar que quer manter harmonia do lar..
Clarinha compreende o ocorrido, pois tem em suas mãos a prova da traição do marido. No entanto, não responde às perguntas de Luiz Negreiros, que fica desestabilizado ao encontrar um relógio de ouro, que não era seu, e exige da mulher respostas quanto à procedência do objeto. A conclusão da história mostra um perfil de mulher que protesta em silêncio, mesmo diante de provas de traição, pois apesar da relação finalizar o matrimônio não era desfeito. O casamento pelas regras daquela sociedade deveria perdurar até a morte.

Sônia Regina Biscaia Veiga said...

Aluna: Jaqueline Rocha de Leão

O conto de Machado de Assis, "O relógio de ouro", foi publicado em 1873, no Jornal das Famílias entre abril e maio no livro “Histórias da meia-noite” do mesmo ano.
As características realistas aparecem a partir da descrição dos acontecimentos cotidianos.
A linguagem é clássica, mas deixa explícitas as variantes linguísticas em determinadas falas, marca do realismo.
Extremamente irônico, Machado critica relação marido-mulher. Partindo de uma análise da nomenclatura dos personagens percebemos as suas características: Luis Negreiros - negro,tendo em vista algo que possa nos remeter à escuridão sendo um homem dominador, como exemplo sua fala dirigindo-se à mulher: “Responde, demônio, ou morre!”; Clarinha - clara,luz, bondade, o diminutivo tem a marca de inferioridade; Senhor Meireles - reflete as qualidades de um senhor, marcadas por uma distinção à beira da neutralidade; assim Machado joga com a relação simbólica entre os nomes.
O relógio de ouro, objeto de valor que levanta a hipótese do marido num primeiro momento de que sua mulher estaria traindo-o com um homem de posses, num segundo momento que era um presente de aniversário e diante do silêncio da mulher, retorna a pensar em traição.
O narrador faz um jogo entre a onisciência e a onipresença, para que o leitor se envolva no conflito narrativo. Utiliza da ironia, para advertir o leitor sobre os preconceitos reinantes no cotidiano.
O final nos surpreende, pois evidencia a característica realista, desmascarando o marido com o cartão que veio acompanhando o relógio de ouro. Assim, Machado neste conto desvela o traidor, diferentemente do grande enigma de “Dom Casmurro”.

Anonymous said...

Aluna: Fabiana Gonzaga dos Santos
No texto “O Relógio de Ouro”, de Machado de Assis, as críticas do personagem Negreiros à sua mulher sobre infidelidade são decorrentes do machismo predominante na época. As mulheres tinham que respeitar e jamais trair seu esposo. Era uma desonra a traição feminina. No conto de Machado, a personagem feminina manifesta a opressão social silenciando diante da traição, mesmo tendo um prova concreta.

Anonymous said...

CAMILA, MARCELO E WALTER - 1º ANO DE LETRAS
Machado de Assis em seu conto “O Relógio de Ouro” o personagem principal do texto encontrou um fabuloso relógio dourado um lugar da casa não especificado. Em principio, o personagem não se lembra de ninguém que possuísse um relógio como aquele. Nem ele, sem sua esposa.
O personagem então vai até a sua esposa, e indaga a ela sobre a procedência do tal relógio. A esposa diz que não sabe a quem pertence o relógio, mas afirma que não é dela, ou mesmo de seu pai, o sogro do personagem principal.
Nisso o marido começa a se questionar sobre a procedência do relógio, e sobre a fidelidade de sua própria esposa, pois pelas reações dela há de entender que a mesma está escondendo algo. É quando o texto nos força a ideia de que aquele relógio é presente de um amante da esposa.
Entretanto, a esposa negasse a explicar seu lado da história, ficando calada enfrente ao marido e ao próprio pai, que observa a cena sem interferir. Sabe-se que é muito comum nas histórias de Machado de Assis a mulher ser a traidora, o que apenas reforça a idéia da traição da esposa.
O sendo ponto do texto, é que o homem é lembrado por seu sogro que ele fará aniversário no dia seguinte. Portanto o personagem principal passa a pensar que o relógio é um presente para ele mesmo, de sua esposa. Porém, ao questionar a mesma sobre a veracidade deste fato, a mulher permanece novamente cada em frente do marido, não respondendo as perguntas do mesmo e continuando a chorar.
O marido ameaça várias vezes sua esposa, a ponto de ameaçar matá-la. É quando finalmente a esposa dá sua voz no texto, e revela ao marido que o relógio é sim um presente de aniversário para ele, mas que a presenteadora não é sua esposa e sim sua amante. Nesse ponto final do texto Machado de Assis consegue com apenas duas simples linhas revelar que, além da esposa não ter traído o marido, o traidor deste conto é na verdade o esposo e personagem principal.
Além disso, o texto com a linguagem clássica e com um toque de ironia mostra de maneira constante a pouca voz que a mulher tinha na sociedade da época. Sendo um objeto tão pouco valioso quanto um relógio de ouro, pertencente ao marido e submisso a ele. Afinal, a esposa sabia, desde o começo, que seu marido estava traindo-a, mas escondeu o fato fingindo não saber de nada.

Anonymous said...

Willian Brendon Klopass Locks de Godoi.
Jeferson Luís da Silva.
1º ano - Letras


No conto O Relógio de ouro, Machado de Assis, explora a imagem da mulher passsiva, submissa a tudo o que o marido lhe impõe.
Ao encontrar um estranho relógio de ouro, Luís Negreiros começa a interrogar sua esposa insistemente até ela revelar algo, mas por estar inocente perante ao caso, sua esposa Clarinha chora todas ás vezes em que é interrogado. O homem por ser o dono da família, que trabalhava e colocava o pão dentro de casa, tinha todo direito de ser estúpido e autoritário, tanto com os filhos como a mulher.
Para manter sua imagem e consciência limpa, naquela época, os maridos poderiam desconfiar de suas mulheres, mas elas não. Assim como Luís Negreiros, outros maridos elevaram seu tom de voz e até usaram da violência, para arrancar verdades inexistentes. Tudo isso apenas para dissimular o seu lado adultero, que na história estava subentendido.

Anonymous said...

Alunas: Jéssica Luiz de Carvalho, Vanessa Symbalista e Evelin Thaiara.

No conto " O Relógio de Ouro" de Machado de Assis, podemos encontrar características do realismo, o narrador apresenta o adultério como realidade social. o relógio era descrito com um grande cronômetro, inteiramente novo preso a uma elegante cadeia que podemos fazer referência ao tempo do marido que corre contra seu casamento, Luís Negreiros fica intrigado com a tal charada que lhe perturba o pensamento,a preocupação de estar sendo traído era nítida, o narrador leva os leitores a pensar o tempo todo também que clarinha estava em adultério, ela por ficar sempre calada e a chorar, para ele ficava clara a sua confissão mas só ao fim do conto é realmente esclarecido, quando Clarinha o entrega o bilhete que veio junto ao relógio "Meu nhonhô. Sei que amanhã fazes anos; mando-te esta lembrança". E assim é feito o desfecho do mistério, era o marido o adultero o qual ninguém imaginava. Naquela época homens traiam e tratavam mal suas esposas, era comum, quanto que se houvesse uma suspeita de traição por parte da mulher muitas vezes isso poderia levar a morte. No conto Clarinha representa as mulheres da época que eram oprimidas, humilhadas e indignas de confiança, Luis Negreiros é o típico machista, homem adúltero o qual sempre tinha razão.

Anonymous said...

Zilda Cristine Modesto Padilha

O conto “Relógio de Ouro “de Machado de Assis, nos envolve pelo enigma do relógio de ouro. Utilizando esse enigma o autor mostra como no século XIX, as mulheres eram submissas aos seus maridos e não tinham voz e que o machismo era predominante. As acusações de Luis Negreiros sobre Clarinha e o silêncio dela, conduzem o leitor a pensar que ela o traiu, pois quando Luis a questiona ela age suspeitosamente. Decorrente a essas suspeitas Luis chega a machucá-la demonstrando que naquela determinada época as mulheres eram tratadas como coisas por seus maridos. No decorrer da historia percebemos que o traidor é Luis e não Clarinha, como ele suspeitava, e que o silêncio da mulher não era de culpa, mas sim da descoberta de traição do marido.

Anonymous said...

Aline Pavesi, Flávia Witt e Tamires da Silva.
1º ano Letras

O autor Machado de Assis, um dos maiores nomes da literatura brasileira, envolve o leitor pelas surpresas de que suas histórias proporcionam, como acontece no conto “O Relógio de Ouro”. O conto é realista, pois revela uma preocupação em analisar o comportamento humano e critica ironicamente as relações entre as pessoas, no caso, o casamento entre Clarinha e Luís Negreiros.
A história gira em torno do enigma do aparecimento de um relógio de ouro no quarto do casal e a narrativa se constitui pelo jogo da culpa. O leitor não sabe ao certo quem traiu ou não, até o final da história. Clarinha, descrita como “a mais dócil e afável criatura por aqueles tempos” é tida como traidora na maior parte do conto pelo seu marido, que é caracterizado por ser superior e possuir um tom machista. É possível reconhecer no casal o machismo existente na época, como no trecho em que Luís Negreiro fica irritado com o silêncio de sua esposa e o narrador diz: “Uma nuvem passou pelos olhos de Luís Negreiros. O infeliz marido lançou as mãos ao colo da esposa e rugiu: — E o marido diz: Responde, demônio, ou morres!”
Portanto, o conto Relógio de Ouro, de Machado de Assis mantém o suspense que prende o leitor ao acontecimentos até o desfecho.