Wednesday, October 23, 2013

LEITURA GUIADA - O RELÓGIO DE OURO - MACHADO DE ASSIS


 O Relógio de Ouro de Machado de Assis
   

   
Escute a leitura do conto O Relógio de Ouro, de Machado de Assis e posteriormente desenvolva uma análise crítica, associando texto/contexto, salientando as críticas sociais operadas pelo texto.

Consulte informações - PROJETO RELÓGIO DE OURO


Acesse o texto na Biblioteca do NUPILL:

15 comments:

Anonymous said...

Alunos: Karoline Helbig e Bruno Reolon

A linguagem de Machado de Assis utilizada no texto "O Relógio de Ouro" é somente para descrever de forma simples e direta todas as cenas. Ele não demonstra nenhum suspense claro, muito menos prepara o leitor para uma cena tensa. Simplesmente transpassa como se ele estivesse assistindo a cena junto com o leitor. No trecho "Luís Negreiros não respondeu à interrogação da mulher; olhou algum tempo para ela; depois deu duas voltas na sala, passando a mão pelos cabelos..." percebe-se uma falta de adjetivos que muitos escritores julgariam fundamentais no meio de uma narrativa de suspense para fazer justamente um jogo emocional com quem lê a história. Então, podemos perceber que a virada da história, como não foi preparado o suspense antes, vem com os atos naturais dos personagens.

Anonymous said...

Alunas: Daniela e Maristela


Como na época a sociedade era bastante machista, a traição masculina não era algo incomum.
Luis Negreiros, era retratado pelo autor como um homem agressivo, porém morria de amores por sua esposa Clarinha.
Negreiros ao chegar em casa se depara com um relógio de ouro e nisso, desconfiou. Para ele, aquele lindo relógio era um presente de uma suposta traição de Clarinha.
No final, ele descobre que o relógio era um presente para ele mesmo, o qual não sabia o remetente, que veio junto com uma carta a qual estava escrito: “Meu nhonhô. Sei que amanhã fazes anos; mando-te esta lembrança”.
O final do conto termina de uma maneira repentina, deixando em aberto a imaginação e reflexão do leitor.

Anonymous said...

Alunas: Ananda Marcela Abel Daniel e Julia Graziela Lopes

No conto "O relógio de Ouro" de Machado de Assis, pode-se observar a fragilidade feminina exposta ao machismo do homem, observa-se também o casamento da época, onde eram determinados os papéis de acordo com o sexo. A suposta traição abordada no conto, traz um final inesperado, durante a leitura do conto precipitamo-nos a acreditar que ela seria a adúltera, quando o final nos surpreende. Machado aborda a traição feminina como frequente em suas histórias, o que nos leva logo de início a tirar essa conclusão. Machado aborda o assunto com uma certa ironia, para criticar a traição masculina, na qual percebe-se que é aceita. Nota-se que o conto termina com a leitura da carta da suposta amanete, isso nos mostra uma certa inércia por parte dele o que nos fazer entender que sua culpa é verdadeira, como ele não tem como se defender, fica calado, mostrando que é culpado, "quem cala consente".Conclui-se com o término da leitura o perfil da mulher que protesta em silêncio, mesmo diante de uma traição comprovada e mesmo assim o casamento não era desfeito, pois os casamentos daquela época deveriam durar até a morte.

Anonymous said...

Suélen Bittencourt - Análise O Relógio. Machado de Assis.
Ao observar como ele inicia e discorre a narrativa, nos faz tentar imaginar várias formas de conclusão, pois em certo momento o texto aparenta que Clarinha está traindo Luiz Negreiros, levando - o a ficar enfurecido, logo então, dá a entender de que ela comprou o relógio como presente de aniversário, até o último momento ela não revela o porquê de sua frieza, tristeza e amargura. Nas últimas linhas ela revela que todo o problema era a própria conduta de Luiz Negreiros.
Machado de Assis é bem enfático quanto a realidade da sociedade, sem mostrar totalmente sua crítica, ele descreve o quanto havia e hoje também ainda há a visão de que o homem pode tudo e a mulher é simplesmente um ser submisso á ele,a maneira como finaliza a narrativa não nos dando mais explicações, nos deixa atônitos, pois nos deixa desacreditados em relação á qual era o verdadeiro problema, a traição de Luiz Negreiros . O seu jogo com os personagens, de como a cada momento do texto há uma reação diferente de cada um deles, o que chama a atenção também é de como o nome de cada personagem mostra e fala sobre a personalidade de ambos, o uso do humor, da ironia e do sarcasmo em certos momentos faz pensar sobre como Machado de Assis era um escrito que nos prende a atenção, por mais que sua linguagem seja difícil, diferente da que estamos acostumados, mesmo assim é incrível o seu jogo com as palavras.

Lutrícia said...

O texto "relógio de ouro" é um texto que causa uma certa ansiedade para o final. Sua escrita um tanto madura causa um certo suspense em toda a sua narrativa acerca do relógio de ouro. Ele também usa o lado psicológico de cada personagem, ele nos envolve ao decorrer do texto. Clarinha não querendo falar sobre o real motivo de sua angústia, e Luís Negreiros com uma pressão psicológica sobre Clarinha. O pai de Clarinha - Meireles - também participa da história e desconfia da situação, comentando sobre a estranheza dos dois.

Durante todo o texto, ele deixa oculta o real dono do relógio, sendo bem seletivo. E o que mais chama atenção é que a história não é sobre o relógio de ouro, mas sim, sobre o conflito de um casal. Ou seja, ele usa um objeto para ressaltar o comportamento social.

"Assim acabou a história do relógio de ouro."

Anonymous said...

Machado de Assis usa dos sentimentos, ações, sensações, tons de voz das personagens para
retratar como era a realidade da família brasileira que se mantém até hoje, uma sociedade
patriarcal onde o homem tem o direito de trair, ameaçar, acusar e matar. A mulher tem que
aceitar tudo, submissa. E de como toda a situação de traição era comum, passado de gerações
em gerações. O pai de Clarinha era hipócrita, querendo que a filha tivesse um marido que não
agisse do mesmo modo que ele agia, como um infiél. A Clarinha era solitária, uma dona de
casa a espera do marido, que se conformava com a situação mesmo sabendo da infidelidade do
marido. Luiz Negreiro tinha uma boa reputação, como marido que amava a esposa, tinha uma boa
posição social, era bem visto pelo sogro tanto que compartilhavam uma amizade que era invejada
pelos outros, além de ter a vantagem de ser homem, que poderia trair e fazer tudo o que quisesse
e continuar a ser bem visto.

Camila, Karen e Sianny

Anonymous said...

Alunas: Ana Cláudia Hansen e Thaynara Alexsandra Nardes.

No texto O relógio de ouro, Machado de Assis nos conduz a um suspense, que ocorre até os últimos parágrafos, onde partindo dessa ideia de suspense nos traz uma história que mostra indícios de traição de uma mulher e no final desconstrói mostrando uma aparente traição da parte do marido.
Machado trabalha com emoções variadas por parte das personagens, tanto de alegria como de desprezo, raiva, tristeza e desconfiança.
Visto que Machado viveu em uma época com valores extremamente machistas, compreende-se que existe uma marca muito grande de ironia e de crítica social.
Os nomes das personagens também são fatores importantes no texto.O nome Luís Negreiros por ser um nome composto nos remete uma ideia de comando. Já o nome Clarinha nos passa uma ideia de pureza, inferioridade, por estar no diminutivo.
Machado de Assis através do seu texto expõe fatores que não compõe a realidade da sociedade daquele momento, utilizando sua ironia para construir o texto.

Anonymous said...

Maria Augusta Drechsel e Tuane Ramos
Análise do conto de Machado:
A narrativa desenvolve-se através da tensão em descobrir o enigma do relógio de ouro. O machismo é presente em toda narrativa, pois a mulher naquela época era submissa ao homem, mostrando uma sociedade conservadora e patriarcal, e fazendo com que o leitor duvide da pobre moça (Clarinha), que guarda para si a mágoa de ser traída pelo marido e de não poder agir sobre isso, sendo, inclusive, ameaçada por seu parceiro por uma acusação de traição sem fundamentos.
Clarinha, silenciosa, mostra-se determinada e faz com que o marido tente descobrir sozinho o porquê daquele relógio ter aparecido na casa do casal, sem pertencer a nenhum dos dois, nem mesmo ao pai de Clarinha. Não aguentando as frequentes ameaças do marido, a moça revela a carta da amante de Luís Negreiros, na qual chegou embrulhada juntamente ao relógio. Mesmo com prova de adultério no matrimônio, nem isso faria com que o casamento acabasse, pois naquela época não se permitia a separação, mesmo que houvesse infidelidade por parte do parceiro. A regra dita pela sociedade era que o casamento deveria ser mantido até que a morte separasse-os, mesmo não havendo amor entre ambos.

Anonymous said...

Alunas: Letícia Carolina e Flávia Cristina

Machado de Assis, utiliza uma linguagem simples e direta. Ele o conta do centro, como se ele estivesse no local onde tudo está acontecendo. Luis Negreiros, era retratado pelo autor como um homem agressivo, mas que morria de amores por sua esposa.
Negreiros ao chegar em casa se depara com um relógio de ouro e nisso, desconfiou que aquele relógio era um presente de uma traição de Clarinha.
No final, ele descobre que o relógio era um presente para ele mesmo, nisso que chama bastante atenção no conto foi que ele acaba em um ponto no qual o leitor descobre de quem era o relógio, porém não é possível saber o que vai acontecer depois,ele deixa em aberto a continuação da história.

Anonymous said...

Aluna: Letícia de Ávila Krema

Machado de Assis na maioria das vezes usa seus textos para fazer alguma critica a sociedade, e nesse texto “o relógio de ouro” não foi diferente, foi usado o tema “traição” para levantar uma certa discussão sobre a traição feminina o que é suposto no decorrer do texto, quando na verdade no final descobrimos que se trata de uma traição masculina, o que na época é vista como “normal/natural” somente a mulher seria condenada por esse ato. Nesse texto, como é comum em suas obras, Machado, não nos prepara para um final óbvio, então no decorrer do texto é formada uma ideia, somente no final podemos descobrir e encontrar o real acontecimento que no caso foi a traição de Luís Negreiros, onde o mesmo recebeu um relógio de ouro de sua “amante” e durante todo o texto “acusa” a sua esposa Clarinha de ter o traído, onde na verdade a traição tinha sido da parte dele.

Anonymous said...

Yara Elberhardt

O conto “O relógio de Ouro”, escrito pelo renomado Machado de Assis, se caracteriza realista. Mexe com o tema do adultério para ampliar sua análise realista.
O conto paira sobre o mistério, um relógio de ouro que aparece do ''nada''. As reações da personagem Clarinha são típicas das mulheres naquela época, passivas e menores que os homens, talvez por isso ela seja retratada como mulher doce e carinhosa, embora mostre a raiva que sente do marido ''controlador''. Clarinha sabe da traição do marido por isso não cai nas suas provocações. No trecho em que a mulher pede para ser morta e ele não o faz, mostra que Clarinha é inocente e que o traidor é Luís Negreiros, pois este sentiria peso na consciência.
Machado traça um perfil do casamento da época,colando a mulher em papel subalterno e o homem no auge. O autor usa sua tradicional ironia como ''denunciante'',tornando o texto agradável e ao mesmo tempo inquisidor.

Anonymous said...

Aluna: Ana Carolina Lino

No conto o Relógio de Ouro de Machado de Assis, pode-se observar as características de uma época em que as mulheres eram submissas aos seus maridos à figura do marido detinha poderes sobre a esposa, a ponto de ameaçá-la, machucá-la e até matá-la ao imaginar que ela poderia o ter traído. Naquela sociedade, eram aceitos tais comportamentos, tratando a mulher como posse do marido. Durante todo o conto o autor da uma visão do Luís como um cara agressivo e ciumento, mas que ao mesmo tempo amava a mulher, e em oposição a ele mostra a mulher Clarinha sempre como uma mulher sensível, triste e que se arrepende de algo, até mesmo no decorrer do texto passa-se a pensar que é Clarinha quem traí o marido.
“Meu nhonhô. Sei que amanhã fazes anos; mando-te esta lembrança. Tua Iaiá.” De modo objetivo Luís é desmascarado pela esposa. Resumidamente, Machado aborda por meio da ironia o objeto denunciante, o marido equivocado, a mulher inocente, a sugestão de morte, fatos estes que surpreendem o leitor.

Anonymous said...

Thais Calazans e Juliano Seidel.

O conto "O Relógio de Ouro" de Machado de Assis, tem como núcleo narrativo o drama conjugal vivido por Clarinha e Luís Negreiros, tumultuados pela recíproca desconfiança de adultério provocada por um relógio de ouro, encontrado pelo marido na alcova do casal. A partir daí, instaura-se o suspense e a dúvida que se prolongará até o surpreendente final do dramático conflito. A situação ambígua e tensa vivida pelo casal é nutrida pelo próprio narrador que fornece indícios capazes de levar o leitor a supor que Clarinha é, de fato, adúltera. O conto põe em questão o casamento burguês e a situação da mulher casada na sociedade patriarcalista da época, na qual o adultério da mulher era razão suficiente para justificar e deixar impune o marido, se este a matasse na defesa honra manchada, fato que exemplifica bem como era a relação homem/mulher, a opressão feminina e o machismo em seu ápice. No conto, Machado de Assis alia o humor à ironia para fazer uma crítica ao ser humano e suas fraquezas, comportamento e complexidade psicológica.

Leonardo e Paola said...

Em "O Relógio de Ouro" predomina o mistério acerca da procedência de um relógio de ouro masculino o qual a personagem do marido encontra e, por desconhecê-lo, intriga-se. Dessa maneira, passa a interrogar insistentemente sua mulher, a única pessoa que permanecia em casa e que, por isso, deveria saber o porquê daquele objeto estar onde estava. Ao longo de todo o texto, Machado faz com que os leitores conheçam os sentimentos e pensamentos da personagem do marido: o proprietário da casa, o mantenedor da família, o patriarca que, aparentemente, tem razões plausíveis para irar-se com a esposa. Esta, sendo silenciada pelo autor, quem revela desconhecer seus pensamentos, torna-se a infiel da história (grande ironia de Machadinho reconhecida apenas no desfecho da obra). Conhecemos apenas a estatura da esposa, sua cor e, machadianamente, seus olhos. Seu silêncio é a peça-chave de todo o propositado mal-entendido, visto que o leitor acaba por interpretar essa reação como demonstração de consentimento às implícitas acusações contidas nas atitudes do marido. Quando, na verdade, pode representar ou representa, também,uma indiferença fingida ao fato (de ser traída), pois, devido ao contexto histórico em que o texto foi escrito, eles dificilmente se divorciariam. O mistério, por fim, é revelado no fim do texto, quando a esposa sentindo-se injustamente ameaçada entrega o bilhete da suposta amante de seu marido. Ou seja, o relógio de ouro pertencia ao marido infiel presenteado pela amante. (E uma salva de palmas ao Machado, quem, ainda hoje, manipula seus leitores.)

Anonymous said...

mama meu saco machadino porra